Procon Franca vai à comunidade

procon

O Procon Franca, órgão que tem suas ações focadas nas orientações e defesa dos interesses dos consumidores, realizou essa semana uma palestra no Centro de Integração da Terceira Idade Lions Sobral, no Jardim Redentor, tratando de assuntos financeiros. A escolha do tema não foi por acaso, considerando que o público da terceira idade, formado em sua maioria por pessoas aposentadas têm sido alvo de constantes armadilhas e ofertas convidativas de recursos que se tornam mais tarde em dores de cabeça.

Ao optar em ir ao encontro da comunidade, a equipe do Procon deseja estreitar essas relações e esse tipo de contato tem como finalidade de esclarecer dúvidas sobre os direitos e obrigações do consumidor junto às instituições financeiras a fim de orientá-los quanto os principais artifícios usados pelo mercado de consumo. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos e Idosos Região Norte é um serviço socioassistencial realizado pelo Citi Lions Sobral em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca.

Dados disponíveis mostram que os idosos representam uma parcela da população que cresceu 55% nos últimos 10 anos (são 23,5 milhões no Brasil e São Paulo é o Estado com o maior número de idosos: 5,4 milhões). No mercado de consumo são alvos de publicidades e práticas comerciais enganosas e precisam ser orientados. Atualmente são atendidas 70 pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS - Norte) nas atividades de: Grupo de Convivência, Oficinas, Atividades de Convívio - informática, celular, memória, ginástica, roda de samba, folia de reis, dança mix, relaxamento, psicologia).

O bate pato com os idosos acolhidos no Centro de Integração foi conduzido pela coordenadora do Procon, Marcela Barros, que abordou especialmente as questões dos empréstimos, com destaque para o crédito consignado e cartões de crédito. As pessoas devem estar atentas as ligações que recebem, nas quais muitos idosos têm se endividado, e sido vítimas de golpes e fraudes que são aplicados. Jamais devem fornecer informações pessoais ao telefone, endereço, números de documentos e muito menos senhas de cartões.

news/3136{/gallery}