Aberta licitação para obras do Complexo Viário do Champagnat

Champagnat Cruzamento em nivel 07 5 original originalPrefeitura de Franca deu um passo importante na manhã dessa sexta-feira na etapa de execução viária do projeto do Complexo Champagnat

A Prefeitura de Franca deu um passo importante na manhã dessa sexta-feira, na etapa de execução viária do projeto do Complexo Champagnat, que envolverá a construção de um cruzamento em nível onde existe hoje uma rotatória na confluência com a Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso. O procedimento publico teve o prazo limite para recebimento de propostas às 9 h e 30 minutos depois, em sessão aberta na Comissão de Licitação os seus membros deram início a processo de abertura dos envelopes, primeiro aquele contendo os documentos e depois das propostas.

Apenas uma se apresentou para o certame, Autem Engenharia e Construções, sediada em Ribeirão Preto, a qual numa análise preliminar atendeu a todos os requisitos exigidos pelo Edital. Formulou uma proposta no valor de R$ 3.112.478,80, bem abaixo do montante colocado como referência no Edital, representando uma economia em torno de R$ 200 mil aos cofres municipais.

Cumprida essa etapa a Comissão de Licitações publica o julgamento da sessão e encaminha o processo para análise técnica complementar, na Secretaria de Planejamento Urbano. Nesse curso também será aguardado o prazo recursal de 5 dias para fins de homologação e assinatura do contrato. A previsão é que as obras depois de iniciadas sejam executadas em até 4 meses.

As obras

O projeto elaborado pela Prefeitura para esse cruzamento busca solucionar um dos problemas crônicos de congestionamentos no local, que tem se agravado com o passar do tempo. Sem desapropriações e aproveitando os espaços públicos disponíveis, foi feito um minucioso levantamento das condições de tráfego nas 8 pistas das duas avenidas, em diferentes datas e horários, buscando uma alternativa que permitisse o fluxo dos veículos com maior rapidez.

Uma das alternativas foi esse cruzamento e nível, com a construção de 4 alças interligando a via marginal e duas pontes, uma onde hoje existe a rotatória, sem nenhuma interferência na vazão do canal e oura alguns metros acima, que vai facilitar o retorno para quem transita pela Avenida Champagnat, sentido centro e deseja ir para a região do Shopping Center. Também estão previstas diversas faixas de pedestres, espaços verdes, iluminação condizente com as necessidades e sinalização semafórica, inclusive com a utilização de temporizadores.