Antigo Novo  Fotos Oficiais 

USP/UFSCar/Fatec confirmam Franca no topo de qualidade de vida

Tamanho da letra:

 

Franca está entre as melhores cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo em qualidade de vida, à frente de Araraquara, Campinas e Ribeirão Preto, por exemplo. A constatação é de um estudo de professores da USP (Universidade de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Jaú, divulgado na semana passada. Franca é destaque nas áreas da saúde, educação e meio ambiente.

Franca aparece na quarta posição do ranking, mas os pesquisadores ponderam que o estudo não pode ser conclusivo por considerar os dados mais atualizados e não qualquer tipo de média. Desta forma, orientam ser mais indicado realizar a avaliação considerando blocos de municípios. Franca ocupa o 1º bloco, com classificação ótima, ao lado de Americana, Indaiatuba, Piracicaba, Jundiaí, São Carlos e São José do Rio Preto.

Todos os índices em que a cidade recebeu conceito “ótimo” são ligados diretamente a serviços prestados pela Prefeitura de Franca. “A pesquisa, realizada por pesquisadores das principais universidades do País, comprova que estamos no caminho certo, fazendo da nossa Franca um dos melhores lugares para se viver do maior Estado do Brasil”, disse o prefeito Gilson de Souza.

 

Os resultados

Na área de educação, Franca recebeu conceito “ótimo”. O estudo considera o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017, quando Franca obteve a nota média 6,25, a segunda melhor do Estado, entre os 25 municípios avaliados no estudo – os maiores do interior e litoral de São Paulo.

Em Saúde, outro “ótimo” para Franca. A taxa de mortalidade infantil registrada em 2017 foi o que determinou a nota. Com 8,67 mortes por mil nascidos vivos, Franca tem a quinta menor taxa do Estado.

O terceiro conceito “ótimo” veio na área do Meio Ambiente. Os pesquisadores levaram em consideração a nota das cidades no Programa Município Verde Azul de 2018. Franca aparece na quinta posição, com nota 87,86.

Franca ainda recebeu conceito “bom” na área de Segurança, ocupando a oitava posição, com 16,7 ocorrências a cada 100 mil habitantes, no IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos). Os dados são do Instituto Sou da Paz, relativos a 2017.

Em mobilidade, o conceito foi “regular”. O estudo considera os índices de mortes no trânsito e o valor da tarifa do transporte coletivo. Segundo a pesquisa, Franca tem a nona menor tarifa em 2019 entre as cidades consideradas e recebeu conceito “bom”. Mas a taxa de mortalidade no trânsito em 2018, apesar de ter registrado queda nas vias sob competência do município, ainda é uma das maiores do Estado.

O único conceito “péssimo” conferido à cidade diz respeito à Avaliação Econômica/Social, que considera o PIB per capita, a receita do município per capita, o salário médio dos trabalhadores e as taxas de ocupação e de motorização.

“Temos o quarto maior índice de desenvolvimento entre as maiores cidades de São Paulo e, só não estamos ainda melhor, porque, infelizmente, a área econômica da cidade apresenta números baixos. Mas um deles comprova a força do nosso governo: apesar de a receita per capita da Prefeitura ser a menor entre os 25 municípios avaliados, conseguimos prestar serviços de qualidade e oferecer à população da Franca o quarto maior nível de desenvolvimento dos municípios paulistas”, completou o prefeito.


O Estudo

A pesquisa “Comparação do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte” foi realizada pelos professores Antonio Clóvis Pinto Ferraz, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP); José Leomar Fernandes Júnior, também da EESC-USP; Fernando Hideki Hirose, da UFSCar; e Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão, da Fatec-Jaú. O estudo completo pode ser acessado no link http://e.usp.br/dkf

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais