Prefeitura mobilizada nos reparos aos estragos causados por temporal

estragochuvaavantoniobarbosafilho

 A Prefeitura em conjunto com os órgãos de apoio do município atravessou a madrugada acompanhando os locais mais afetados pelo forte temporal

 

   

 

   A Prefeitura em conjunto com os órgãos de apoio do município atravessou a madrugada acompanhando os locais mais afetados pelo forte temporal de quarta-feira e amanheceu o dia tomando as medidas complementares que eram necessárias. Especialmente relacionadas a constatação das condições de pontes, passarelas, vias públicas que foram isoladas preliminarmente e precisaram ter partes interditadas.
   Os números do começo da tarde eram de que 12 famílias ficaram desabrigadas, envolvendo em torno de 35 pessoas que foram acolhidas e tiveram a oferta de locais para se abrigarem, porém preferiram ficar com os familiares. O prefeito Gílson de Souza logo pela manhã, acompanhado de assessores e representantes da Defesa Civil, acompanhou alguns dos trechos mais afetados, especialmente nas imediações do antigo Fórum e pôde verificar as dimensões dos estragos causados.
Informações oficiosos dão conta que o volume de chuva no final da tarde foi superior os 70 milímetros, algo que não ocorria na cidade nos últimos 15 anos. E o trabalho de contenção dos estragos, remoção dos entulhos levados pelas águas e recuperação das vias públicas foi iniciado nas primeiras horas da manhã, por equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, enquanto a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), arrancava as placas de pavimento e realizava a compactação e o novo asfalto.
   As medidas definitivas serão tomadas no correr dos dias, a partir dos dados técnicos levantados pelas equipes da Prefeitura, especialmente da Secretaria de Planejamento, que colocou nas ruas para vistoriar os locais uma equipe de 5 engenheiros. Nos dois principais córregos – Bagres e Cubatão, estruturas de passarelas e pontes foram comprometidas e em alguns locais as estruturas de concreto das laterais foram arrancadas. O trabalho de reconstrução está sendo feito por etapas, com a aplicação de pedras de grande porte, a compactação, colocação de uma estrutura de ferro e concreto usinado.
    São providências nesse primeiro momento para que não haja risco desses danos avançarem pelas vias públicas, em caso de uma nova chuva forte (existem previsões de que pode chover novamente a qualquer momento na cidade e região). Uma outra medida adotada junto com as autoridades de segurança, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, que tiveram atuação praticamente ininterrupta nessas últimas horas, foi de isolar os locais mais críticos, desviar o trânsito e mais que isso reforçar um alerta rotineiro em ocasiões de temporais: as pessoas devem sair das chamadas vias marginais de córregos e nunca tentar passar com veículo onde a água esteja escorrendo.
    Daquelas 4 Creches que sofreram problemas com inundações e queda de muro e comprometimento de estrutura (Vila Izabel), 3 voltam ao normal nesta sexta-feira. Nossa Senhora das Graças, no Brasilândia; Lar de Ismália, no Jardim Paulistano e Verde e Água no Noêmia, enquanto na Vila Izabel as aulas segue suspensas.
Atendimentos Sociais
       Conforme informes da Secretaria de ação, por conta das interdições de imóveis em situação de risco, feitas pelos engenheiros da Prefeitura a situação de atendimentos sociais foi a seguinte:


35 pessoas atendidas.
·Não houve vítimas, mas perdas de móveis ecasas estão bastante avariadas.
· Localização dos imóveis avariados:
- 05 casas no Jardim Paulistano
- 03 casas no Jardim Santa Maria do Carmo.
- 01 casa no Jardim Palma.


Ações realizadas:
- doações de colchões, cestas básicas, camas e oferta de aluguel social às pessoas desalojadas.
- Todos desalojados foram acolhidos em casas de parentes,
- A Secretaria se colocou à disposição das famílias para encaminhamento de demais providências necessárias à operacionalização do atendimento.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais