Plotagem realça história da cidade e do Relógio do Sol

 

relogiodosol02
A iniciativa tomada pela Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e tem um caráter preventivo durante esse período que antecede a restauração do equipamento

     A Prefeitura concluiu nesta quinta-feira a plotagem completa da proteção que instalou nos últimos dias para proteger o Relógio do Sol, patrimônio histórico tombado da cidade e que foi alvo de danos ocasionados por uma queda de árvore durante um temporal em dezembro último. A iniciativa tomada pela Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e tem um caráter preventivo durante esse período que antecede a restauração do equipamento.

     O processo de licitação está em andamento, para contratação do projeto e depois a execução da restauração que é dos mais complexos e exige cuidados específicos além de mão de obra altamente especializada. Tudo está sendo feito com o acompanhamento e orientação dos órgãos de defesa do patrimônio histórico. Os recursos, na ordem de R$ 65 mil estão destinados para essa fase e o Edital pronto, em base de análise na Procuradoria Jurídica, com previsão der publicado nos próximos dias.

     Quanto a plotagem feita, com a curadoria e estudioso Marcelo Fradim, retrata com textos e imagens diversos aspectos da história da cidade, da Praça Nossa Senhora da Conceição e particularmente do próprio Relógio do Sol, quem o projetou, quando e a finalidade que o Frei Germano de Annecy visualizou à época. Para o secretário de Esportes e Cultura, Elson Bonifácio, fazer esse trabalho teve o objetivo além de preservar o patrimônio, disponibilizar ao público um conjunto de informes históricos que muitas pessoas desconhecem, inclusive com reproduções das notícias da fatídica queda da árvore que danificou Relógio.

     E como a Praça Nossa Senhora da Conceição é um dos espaços mais frequentados na cidade, recebendo pessoas de todos os bairros e regiões, ali que durante esses dias está sendo realizada a Feira do Livro, vai se tornar em um atrativo turístico. Na plotagem feita nos tapumes que cercam o Relógio constam informes relevantes para quem deseja rememorar imagens e ampliar seus conhecimentos sobre períodos diferentes da história da cidade.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais