Wifi Popular será lançado segunda-feira

WiFiDurante a apresentação no Gabinete, as equipes da Secretaria de Assuntos Estratégicos e de TI estarão detalhando o seu alcance e formas de utilização. É mais uma etapa do projeto denominado de ‘Franca Inteligente’, que compreende várias ferramentas do mundo tecnológico

Para a Prefeitura de Franca, a tecnologia é uma aliada que existe para melhorar o trabalho e o dia a dia das pessoas. Com essa concepção, será lançado na próxima segunda-feira, dia 10, às 14 h no gabinete do prefeito e implantado no terminal Ayrton Senna o projeto de Wifi Popular, aberto, que permite aos transeuntes e passageiros da área o acesso à internet gratuita. Durante a apresentação no Gabinete, as equipes da Secretaria de Assuntos Estratégicos e de TI estarão detalhando o seu alcance e formas de utilização. É mais uma etapa do projeto denominado de ‘Franca Inteligente’, que compreende várias ferramentas do mundo tecnológico.

Essa inovação inicialmente terá capacidade para atender 256 pessoas, mas a intenção é se expandir para 1.200 cidadãos conectados. Serão disponibilizados 100 Mb/s de internet, que se distribuem em 5 Mb/s por pessoa quando a rede estiver com muitas conexões.

Para evitar sobrecargas, a utilização se limita a 1h de uso, tendo intervalo de mais 1h para a reutilização da rede, e o acesso se dará por três plataformas: Facebook, Google ou LinkedIn. Com o intuito de favorecer e facilitar a população, o sinal estará disponibilizado 24 h por dia.

Para o prefeito Gilson de Souza, nada mais justo do que começar com o projeto de Wifi no Terminal Ayrton Senna. “O Terminal é um eixo da movimentação na cidade, com 75 mil passageiros que usam o transporte coletivo. Quem espera o ônibus terá a oportunidade de acessar gratuitamente a tecnologia e dispor de conhecimento”, completou o prefeito.

O terminal Ayrton Senna é um dos primeiros locais contemplados, diante de outras ações como a implantação dos Centros de Inclusão Digital, voltados a ensinar o básico para quem não domina a tecnologia. A ideia é que o Wifi aberto seja disponibilizado em, pelo menos, seis pontos estratégicos da cidade, que serão discutidos no decorrer do semestre.