Prefeitura prepara Fórum Franca 2040

ForumFranca Small

Preparar e oferecer diretrizes para o crescimento sólido e sustentável da cidade nas próximas décadas. Esse é um dos propósitos do Fórum Franca 2040 – Construindo Juntos os Próximos 20 Anos”, que está sendo preparado pela Prefeitura. De acordo com as informações preliminares, essas discussões ouvindo os mais diversos segmentos da sociedade serão desenvolvidas entre os meses de março e junho, cujo cronograma está em fase de elaboração.

O prefeito Gilson de Souza ressalta que um dos objetivos principais é discutir ideias, propostas e programas com a sociedade, comércio, indústria, trabalhadores, a fim de preparar a cidade para crescer de forma estratégica e planejada pelas próximas décadas. Contará com várias autoridades e representantes dos segmentos representativos da comunidade e instituições em geral.

Com duração de três meses o Fórum é uma iniciativa que busca à transformação da cidade no médio e longo prazo. Seu foco é tornar-se um marco de gestão, para firmar o compromisso desta e das futuras administrações públicas, tornando algo institucional e duradouro, com princípios e as necessidades da sociedade do século 21.

Equipes de trabalho

Doze comissões de sistematização vão se reunir e debater propostas de ações e políticas públicas em suas respectivas áreas, que serão apresentadas, discutidas e aprovas em audiências públicas com a população. Cada comissão terá sete integrantes, entre representantes da Prefeitura e membros de outras instituições, como Câmara Municipal, Ministério Público e Universidades, além da sociedade civil organizada.

A participação da população nas audiências públicas está assegurada e será fundamental para o sucesso da iniciativa. Os presentes não apenas debaterão a propostas apresentadas pelas comissões de sistematização, como poderão fazer suas observações e sugestões, votando naquelas que entenderem mais adequadas para o desenvolvimento da cidade. Isso significa que a população ativa nas audiências públicas vai contribuir para os rumos de Franca, ajudando a definir de forma democrática e plural o seu futuro.

Temáticas

Ao longo destes próximos 3 meses serão debatidos os seguintes temas nas comissões, conforme o previamente definido: Ação Social; Cidadania e Segurança Pública; Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos e Renda; Educação; Esporte, Arte, Cultura e Lazer; Habitação; Inovação e Tecnologia da Informação; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Proteção Animal; Saúde; Serviços e Atendimento ao Público.

Todas as decisões do Fórum Franca 2040 serão copiladas e editadas em um livro, a ser apresentado no encerramento do evento para o mês de junho. Esse material será distribuído nas Bibliotecas Municipais, Universidades e instituições governamentais e não governamentais do Estado e do País.