Antigo Novo

Setor Censo Escolar

 Art. 22 - Setor de Censo Escolar:

I.Acompanha, orienta e supervisiona os dados informados no Censo Escolar da Rede Municipal de Ensino, que é referência para o repasse de recursos financeiros (FUNDEB, PNAE, PNATE, PDDE, entre outros) além de compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB;

II. Responsável por realizar a orientação, a conferência e correção de dados do Censo Escolar das escolas municipais de Franca – SP, Creches Conveniadas e Escolas Particulares de Educação Infantil, sendo denominada como super usuária pelo MEC (Ministério da Educação) do Censo Escolar da Rede Municipal de Ensino e responde junto a Secretaria Estadual de Educação sobre o Cadastramento de Alunos junto a PRODESP – Centro de Processamento de Dados dos Estado de São Paulo e SED - Secretaria Escolar Digital da Secretaria Estadual de Educação;

 III. Promove formações e reuniões com os responsáveis das Creches Conveniadas, Escola Particulares de Educação Infantil e com Secretários de Escola e Escriturários (EMEIs, EMEBs e EJA) para a execução pelo cadastramento da PRODESP, SED e Censo Escolar e das tarefas de ordem administrativas e legislativas da área da educação e da escola;

IV.Faz o planejamento e elaboração da demanda escolar (das comunidades de cada região de Franca) de todos alunos de Educação Infantil (Fase I e Fase II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) da Rede Municipal de Ensino.

Divisão de Cadastro e Tecnologia

A Divisão de Cadastro e Tecnologia tem como objetivo  Coordenar, supervisionar, acompanhar, orientar e administrar todas as frentes de trabalho da  que pertence essa Divisão de Cadastro e Tecnologia Educacional.

• Gerenciar do cadastro de docentes da rede municipal e creches conveniadas, alunos na PRODESP e no Censo Escolar;

• Acompanhar do atendimento a comunidade na viabilização de vagas em Unidades Escolares;

• Acompanhar da projeção da demanda escolar;

• Atribuição de aulas, remoção e substituição de professores;

• Monitorar da criação de mecanismos de coleta de dados e informações, promovendo a articulação dos mesmos;

• Coordenar e Controlar do remanejamento de funcionários;

• Gerenciar e análisar dos trâmites dos Processos Administrativos;

• Monitorar e acompanhar da implementação das tecnologias;

• Coordenar das tecnologias educacionais instituídas nas escolas municipais;

• Coordenar e acompanhar as ações desenvolvidas pelo Espaço de Difusão Científica, Universidade Aberta do Brasil e E-Tec;

• Coordenar e monitorar a assistência técnica de informática em toda SME.

Esporte e Lazer

Compete à Divisão de Esportes e Lazer:


Assessorar o superior imediato na direção dos serviços de esportes e lazer, especificamente na gestão do     desporto educacional,desporto de formação, atividades físicas, lazer e recreação;

Formular, implantar, gerenciar e coordenar programas, projetos e ações nas áreas do desporto educacional, desporto de formação,atividades físicas, de lazer e recreação;

Gerenciar, coordenar e supervisionar as escolinhas de iniciação e os grupos de treinamento esportivo;

Elaborar, implantar, gerenciar e coordenar programas, projetos, ações e atividades de recreação e lazer;

- Formular, implantar, gerenciar e coordenar programas, projetos e ações de atividades físicas e práticas corporais;

Planejar e realizar eventos esportivos, de lazer, de recreação e de atividades físicas;

Promover o desenvolvimento do esporte educacional e esporte escolar;

- Implantar, administrar e coordenar núcleos esportivos com vistas ao desenvolvimento de atividades  no contraturno escolar;

Articular-se com a Educação Física escolar e com a equipe gestora de cada escola visando o desenvolvimento do desporto educacional;

Elaborar proposta pedagógica para o desenvolvimento das atividades;

Realizar reuniões de estudos pedagógicos e de planejamento;

Chefiar, coordenar e supervisionar a equipe de trabalho da Divisão;

Dirigir os serviços administrativos da Divisão, realizando a gestão de documentos, o gerenciamento dos recursos humanos,o atendimento a população, o controle do almoxarifado e do patrimônio;

Emitir atos normativos, como portarias, instruções e regulamentos, sobre assuntos do âmbito da Divisão;

Organizar, gerenciar e zelar pelo arquivo de documentos do órgão;

Auxiliar na realização do processo de atribuição de aulas e designação dos professores de Educação Física da Secretaria da Educação;

- Providenciar as condições adequadas de infra-estrutura, equipamentos, materiais e os serviços necessários ao desenvolvimentodas atividades e eventos da Divisão;

Administrar os próprios esportivos municipais, coordenar a utilização dos mesmos e gerenciar as instalações alugadas pela Administração;

Elaborar projetos visando à captação de recursos para a área de esportes e lazer junto aos governos estadual e federal,bem como junto à iniciativa privada;

Buscar patrocinadores e parcerias para desenvolvimento da área de esportes e lazer;

Acompanhar as licitações referentes a área de atuação do órgão;

Articular-se com os outros órgãos da Administração visando prover as necessidades de funcionamento das atividades eserviços da Divisão;

Elaborar o calendário anual de atividades da Divisão e gerenciar a agenda de utilização dos próprios esportivos municipais;

Elaborar relatórios sobre as atividades desenvolvidas pela Divisão;XXV. Estabelecer metas a serem alcançadas e realizar avaliações periódicas;

Responsabilizar-se pelos equipamentos e materiais sob sua guarda;

Executar outras tarefas afins e/ou determinadas pelo superior imediato.

 

 

Clique Escola

 clique escola

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações para incorporação  das tecnologias de  informação  e  comunicação nasescolas da rede.O Projeto Cliquescola foi   elaborado  para   oferecer  suporte  ao  educador,   através jogos   e  softwares  pedagógicos no  formato  OFFLINE. O fato das tecnologias estarem    presentes   em  todos   os  setores da  sociedade constitui  um  justo argumentopara  sustentar  sua necessidade na escola  e  na educação. Educação e  tecnologia  são ferramentas  que propiciam  ao  sujeito  a construção do conhecimento de  forma significativa, criativa  e inteligente. Os  jogos e  softwares contidos no  Cliquescola são um recurso  a mais  para os  professores  na elaboração  de  suas aulas, articulando o currículo com o  laboratório de   informática,  cujo   objetivo  é  favorecer  o  processo  de ensino e aprendizagem, buscando  elevar  cada  vez mais a qualidade de ensino oferecido nas escolas municipais de Franca.

Atualmente a humanidade vive um contexto social marcado pela globalização e o domínio das tecnologias nos mais diversos setores de nossa sociedade. Além disso, percebemos nitidamente que os softwares educacionais são muito fascinantes e ricos, estimulando o raciocínio, o aprendizado e influenciando educandos de todas as idades por todo o mundo...
Assim esse projeto foi elaborado, reunindo em um só lugar através de links offline, diversos softwares e jogos educativos disponibilizados em milhares de sites da Internet e outros especificamente de autoria dessa divisão para fornecer um suporte de apoio ao educador a qual terá a opção de incrementar e enriquecer seu plano de aula, unindo a parte lúdica dos softwares pedagógicos e o uso das mais diversas ferramentas tecnológicas existentes nas Unidades Escolares aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Além disso, esse projeto ainda tem por objetivo secundário, porém não menos importante, de propiciar aos nossos alunos a inclusão digital através da introdução, contato e domínio dessas tecnologias.
Obs: O Cliquescola foi testado com sucesso no Windows XP e 7 com o navegador Mozilla firefox e os complementos flash player e java atualizados.

 

PÚBLICO ALVO
Alunos matriculados nas Unidades Escolares da rede municipal de ensino do município de Franca-SP.

TEMA
Educação pública municipal X Laboratórios de Informática.

DELIMITAÇÃO DO TEMA
Vivenciamos atualmente um grande avanço na globalização e área tecnológica, sendo assim, percebemos ser de grande importância à inclusão do ambiente tecnológico na estrutura das escolas para melhor contextualização, aprendizagem e aprimoramento dos educandos.

JUSTIFICATIVA
Um dos desafios deste novo milênio é a democratização e a interação tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de toda sociedade frente às novas tecnologias. Faz-se, portanto, necessário vincular um responsável com experiência na área de informática e proporcionar a inclusão digital aos alunos atendidos na rede pública municipal de Franca-SP, colocando os laboratórios de informática das Unidades Escolares em efetivo funcionamento.
O computador é uma poderosa ferramenta, ocupa um lugar importante em nossa vida diária e para os profissionais que atuam na educação, pois é utilizado nas mais diversas tarefas, desde pesquisas pedagógicas à realização de atividades e entretenimento.
Devemos visualizar o computador como um meio didático. De fato, ele representa facilidade para simular situações, fenômenos e animações, tornando-se uma ferramenta atrativa e eficaz no processo ensino e aprendizagem.
Através da inclusão digital permitimos que todos tenham acesso ao computador, tanto pessoas de baixa renda, como pessoas com alguma necessidade especial, entre outros.
Para que aconteça a interação dos alunos com o ambiente tecnológico na escola, se faz necessário um profissional para auxiliar o professor que faz o papel de mediador, para que ambos facilitem e proponham novos desafios, estimulem os alunos, contribuam no processo investigatório dos conceitos trabalhados, fazendo as intervenções necessárias e propondo atividades aos alunos tornando assim a pratica pedagógica mais prazerosa e significativa, despertando o gosto pelo saber, melhorando a sua autoestima, sentindo-se sujeitos do processo de ensino aprendizagem.
No ambiente tecnológico os alunos visualizam novas formas de aprendizado, utilizando acessórios de informática convencionais como: mouse, teclado, fone de ouvido, entre outros acessórios específicos.
Além de que as tarefas desenvolvidas no Cliquescola dão continuidade aos conteúdos da sala de aula, trabalhando assim os conceitos essenciais e as partes artísticas. Utiliza-se de softwares e jogos educativos abrangendo os quatro eixos da matemática, desenho e pintura, alfabetização, produção textual, raciocínio lógico, entre inúmeros outros, proporcionando assim o aprendizado e o desenvolvimento dos educandos.
Através do laboratório de informática o aluno tem acesso a tudo que acontece no mundo atual. A ideia fundamental de inclusão digital é a de adaptar o sistema escolar às necessidades e anseios dos alunos.

OBJETIVO GERAL
Direcionar conhecimentos de informática aos alunos da rede municipal de ensino, tendo como intuito possibilitar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, assim, oportunizando a sistematização dos conteúdos trabalhados em sala de aula, através de softwares e jogos educativos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Desenvolver atividades em um ambiente tecnológico, com o acesso a centenas de jogos e softwares educativos existentes no software Cliquescola.
• Oferecer aos alunos a oportunidade de inserção funcional e operacional, no campo de informática.
• Apresentar as formas de elaboração do conhecimento, através do uso adequado das novas tecnologias da informação e da comunicação.
• Oportunizar atividades pedagógicas e lúdicas que favoreçam a investigação, a criatividade e o gosto pela busca do conhecimento.
• Proporcionar aos alunos a oportunidade de se incluirem virtualmente no mundo atual.
• Apoiar as pessoas envolvidas, oferecendo suporte para utilização dos computadores.
• Oportunizar o uso do computador a fim de diversificar as atividades de sala de aula.
• Apoiar professores e alunos na sistematização dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

ESPAÇO FÍSICO
Laboratório de informática contendo em média 20 computadores modernos, todos interligados entre si e com uma impressora a laser econômica e uma pessoal responsável em auxiliar o educador nesse ambiente.

METODOLOGIA
Os profissionais atuantes no laboratório de informática farão uso de metodologias conforme as reais necessidades dos educandos atendidos, levando em consideração a idade e o potencial de cada um, como também a proposta coletiva de trabalho definida em documentos oficiais, contando com o cronograma semanal pré-estabelecido pelos professores para definição das atividades que serão realizadas.

 

 

 

 

 

Demanda

 

Merenda Escolar

São servidos aproximadamente 75.000 refeições diárias ás escolas municipais, estaduais e creches.

REDE MUNICIPAL E CRECHES

Atendendo no geral  28.831 alunos matriculados.

Creche:  8.187  alunos, de creches conveniadas e Programa Mais Creche

Educação Infantil : 5.564  alunos

Ensino Fundamental: 12.285  alunos

Educação Especial Alunos em classes/escolas especiais: 415

REDE ESTADUAL

 

Subcategorias

A Gestão Educacional tem como objetivo, gerir a dinâmica do sistema de ensino e aprendizagem como um todo e a coordenação das escolas

afinada com as diretrizes e política educacionais públicas.Refletir pontos questionáveis, desafios e resultados relativos às frentes de trabalho

da Gestão Educacional visando tomada de decisões;

Analisar o cenário educacional, prever necessidades com vistas a implementação de novas diretrizes;

Monitorar e documentar os avanços educacionais rumo aos objetivos traçados e às metas estabelecidas pela Administração Pública.

Orientar e acompanhar cada equipe de trabalho para que as frentes de atuação estejam concentradas na aprendizagem dos alunos.

Atender as escolas em suas demandas visando oferecer à equipe escolar melhores condições de trabalho.

Subsidiar o trabalho pedagógico das escolas em seus aspectos teóricos e práticos por meio de formação continuada e assessoria aos profissionais da educação.

Promover ações que levem  à   melhoria   constante   da   qualidade  da  educação  e consequente avanço dos resultados/indicadores (IDEB, SARESP. ANA, Provinha Brasil)

Promover  o  desenvolvimento  humano na perspectiva da educação integral para todos, mediante a articulação entre Currículo, Programas e Projetos;

Fomentar o desenvolvimento cultural atendendo as demandas da sociedade por meio do Arquivo Histórico e das Bibliotecas Municipais .

 

O Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Franca tem como objetivo  subsidiar o trabalho pedagógico

das escolas em seus aspectos teóricos e práticos, por meio da formação continuada e assessorias aos profissionais da educação.

Assessorar a Administração Pública Municipal na gestão educacional centrada na busca pela qualidade da educação.

A Divisão de Cadastro e Tecnologia Educacional tem como objetivo promover a inserção de tecnologias da informação e comunicação TIC nas escolas da rede municipal, visando:

Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas municipais e comunidade escolar em geral; Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da Educação .

Através dos Serviços de Apoio Administrativo, Planejamento Orçamentário é realizado as atividades de expediente, despachos, escrituração, tramitação de processos, controle de convênios, aquisição de materiais e serviços que são utilizados por toda a estrutura da Secretaria, inclusive de por todas as Unidades Escolares.

Prefeitura Municipal de Franca

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