Sobre EJA

 

“A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça”

 

Sobre AJA

 Coordenação do Projeto: Profa. Rita Marta Mozetti Silva

Partindo do princípio básico que os cidadãos têm direito à educação, o Projeto de Alfabetização é uma forma de viabilizar e garantir este direito a todos os que não tiveram a oportunidade de freqüentar uma escola ou que não concluíram a trajetória escolar. Sendo também um processo de inclusão, socialização e democratização do ensino.

Objetivos:

- Promover a cidadania;

- Oportunizar a socialização, inclusão e autoestima através da aprendizagem;

- Promover a Alfabetização;

- Disponibilizar o acesso ao conhecimento e a cultura;

- Atender a necessidade de cada educando, levando em conta a diversidade e os interesses;

- Levar os alunos a buscar novos conhecimentos e enriquecer os que já possuem, incluindo-os no meio social, cultural, econômico, político. Formando assim, cidadãos críticos e participativos;

- Oferecer condições para que o aluno de continuidade aos seus estudos.

 

Atividades

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Acreditando que ensinar é mais do que simplesmente demonstrar conteúdos em sala de aula, desenvolve-se atividades extracurriculares que visam justamente o pleno desenvolvimento do estudante enquanto vestibulando, parte de um núcleo familiar e cidadão pleno de sua cidade e de seu país.

Para tanto são desenvolvidas, além das aulas diárias, simulados ao longo do ano, aplicado nos finais de semana, com objetivo não somente de autoavaliação/diagnóstico, mas também de preparar os alunos para a maratona que é prestar o ENEM e Vestibulares. Sendo simulado duração, níveis de dificuldades e modelos de provas como o ENEM, Fuvest, Vunesp e Unicamp, exatamente para que o aluno possa treinar e entender como funciona o cenário de uma aplicação de provas, preparando-os para o “teste real”.

Encontro de Pais e Alunos são realizados ao longo do ano, com objetivo de aproximar pais, equipe docente e alunos acerca da temática “Universidade”. Momentos em que são sanadas dúvidas, compartilhamento de experiências e esclarecimentos sobre as temáticas cruciais do ensino superior – acesso, permanência, bolsas para estudantes, vida fora de casa. Nestes encontros, aborda-se também, a importância deste momento na vida dos filhos, época de enfrentar exames pesados que exigem muito preparo, como também, uma época de escolha da carreira e da faculdade, e que, o papel dos pais é muito importante para ajudá-los na dedicação aos estudos, hora em que a compreensão familiar deve prevalecer, pois toda concentração deve estar focada neste objetivo.

Outro diferencial do Programa são as Monitorias, acontecendo no período vespertino, das 13 às 19 horas, para os alunos que têm disponibilidade de tempo e na pré-aula, através de plantões realizados pelos professores visando o aprofundamento e apoio aos conteúdos abordados em sala de aula, como dúvidas, realização de exercícios, ou complementação de conteúdos não abordados em sala de aula.

Quinzenalmente são trabalhados e debatidos temas da atualidade, de modo a despertar a criticidade e agregar conhecimentos, tendo em vista que há uma tendência dos vestibulares em colocar temas atuais em suas provas, de maneira especial nas Redações.

Além do exposto acima, o aluno participante do Programa tem direito ao passe escolar, o que garante a redução de 50% no preço da tarifa cobrada pelo transporte público.

Outra inovação, o acesso livre ao Portal Descomplica.com.br, um preparatório online cujo acesso livre foi conseguido para os alunos do Programa Cursinhos Populares, possibilitando uma série de exercícios, vídeo aulas, método de estudo, de modo a oferecer mais uma opção diferenciada para o preparo do vestibulando.

Portanto, Programa Cursinhos Populares, vem oferecendo um suporte diferenciados aos seus alunos, os quais são oriundos da escola pública, fugindo de um currículo, muitas vezes engessado, levando temas do contexto social atual, como também oportunizando a reflexão, o diálogo, de modo a produzir possibilidades inúmeras de adquirir conhecimento, oportunizando o ingresso, permanência e sucesso dos alunos nos cursos superiores.

 

Inscrições

 

  • Cursinhos Populares abrirão inscrições segunda-feira -22/11/2018 -22/11/2018

  • O projeto de Cursinhos Populares, mantido pela Prefeitura, abrirá inscrições para quem deseja se preparar para o vestibular a partir da próxima segunda-feira. A informação partiu da Secretaria da Educação nessa quinta-feira, depois de publicar no Diário Oficial o Edital com as regras e orientações gerais. O prazo para que os interessados se inscrevam começa no dia 26 e vai até o dia 7 de dezembro em 5 locais diferentes, além do Champagnat, onde a Prefeitura mantém o ensino de Jovens e Adultos.

         Criado com a finalidade de preparar o estudante carente e oriundo de escola pública para o vestibular, o projeto Cursinhos Populares é mantido com aulas diárias centralizadas no Champagnat, com alunos da própria rede bolsistas universitários. Serão oferecidas 100 vagas aos interessados, com aulas sempre à noite das 19 às 21h30 e previsão de início de março de 2019.

         O ingresso dos candidatos inscritos será por meio de um processo seletivo que envolve uma prova de conhecimentos gerais, que será realizada durante o dia 8 de fevereiro de 2019, das 19h às 22h00, na Escola Municipal Prof° Antônio Sicchierolli, localizada na Rua Prof° Laerte Barbosa Cintra, Jardim América, n°929, próximo a Rodoviária. Do total dos participantes os primeiros 100 colocados são chamados, bem como uma lista de suplentes.

         Para ser inscrever os candidatos deverão preencher o formulário próprio fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, no próprio local de inscrição, sendo eles:

    Colégio Champagnat,

    Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli – Jardim América,

    Escola Municipal Profª. Maria Helena Rosa Barbosa – Jardim Redentor,

    Escola Municipal Profª.Nair Martins Rocha – Jardim Integração e

    Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros – Jardim Aeroporto 3

    Após passarem na prova, os requisitos para dar continuidade a matrícula é de comparecer ao Colégio Champagnat, 1808, sala 30 com os mesmos documentos das inscrições, mais uma foto 3x4. Em caso do aluno for menor de idade é preciso estar acompanhado do responsável legal.

  • Cronograma:

  •  Inscrição                                                  26/11/2018 a 07/12/2018 ( das 19h às 21h30)      
     Prova de seleção     08/02/2019 (das 19 h às 22 h )
     Publicação do gabarito/ lista de classificação       20/02/2019
     Matrículas     25 e 26/02/2019 (das 19h às 21h30 )
     Início das aulas    04/03/2019

Subcategorias

A Alfabetização de Jovens e Adultos tem por meta, o compromisso com a “Educação  de  Qualidade”  que  possibilite aos  cidadãos,  educandos, as aprendizagens fundamentais quanto à capacidade de aprender a conhecer, aprender a viver juntos, conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

Para tanto é necessário que a escola esteja comprometida com as garantias básicas do aprendizado escolar, ou seja, voltado intencionalmente para o desenvolvimento da competência e o domínio da Leitura, da escrita e do cálculo.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais