Quem somos?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é modalidade específica da educação que se destina à inclusão escolar de um público que, por motivos diversos, foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Trata-se de um sistema escolar que visa suprir as necessidades dos alunos que não frequentaram a escola regularmente. Sendo assim, é a alternativa de ensino para as pessoas que desejam retomar os estudos e também a condição plena de participação como cidadãos na sociedade.

O sistema escolar da EJA apresenta ótima qualidade de ensino e ainda se adequa a modalidade e a realidade dos alunos, procurando sempre métodos de ensino significativos para todos e visando, ainda, a qualificação profissional. Essa modalidade de ensino configura-se com o intuito de atender as especificidades de cada aluno, garantindo assim, o direito de que todos devem ter acesso à educação.

"Os alunos da EJA são tipos humanos diversos, com seus traços de vida, origens, idades, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos e estruturas de aprendizagem diferenciadas. Vivem no mundo adulto do trabalho, têm responsabilidades sociais e familiares e formaram seus valores éticos e morais a partir da experiência e do ambiente da realidade cultural em que estão inseridos."

Em 52 anos de história da EJA muitos Francanos e alunos da região passaram pelas escolas municipais da EJA. A EM Prof.ª Nair Martins Rocha oferece a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos há mais de 23 anos, foi inaugurada em 1993.

Atualmente (primeiro semestre de 2017) há 394 alunos matriculados em quatro salas de Ensino Fundamental e oito salas de Ensino Médio.

A escola conta com uma boa estrutura: sala de informática, sala de inglês, sala de leitura, miniginásio, sala de recursos.

A equipe escolar é altamente envolvida com o aprendizado e desenvolvimento integral dos estudantes, com vistas ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho.

Durante o semestre são desenvolvidos projetos que resultam em práticas pedagógicas contextualizadas e muito contribuem para o aprendizado dos alunos.

No intervalo é oferecido refeição (merenda escola).

A escola dispõe também de transporte escolar para as regiões norte e oeste da cidade.

Idade mínima para matrícula na EJA: para o ensino fundamental é necessário ter 15 anos completos. para o ensino médio a idade mínima é de 18 anos completos. O período de matrícula é amplamente divulgado na mídia (dezembro e junho).