Logomarca

Programa de Adoção de Animais do Canil Municipal Imprimir E-mail
Google BookmarkTwitterFacebook

Adote Um Animal do Canil Municipal

Os animais destinados à adoção são os cães e gatos que estão no Canil Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde sob Coordenação da Vigilância Ambiental, foram vacinados contra a Raiva e castrados.

BANNER ABANDONO ANIMAL 2

COMO ADOTAR UM CÃO OU GATO?

Os interessados em adotar um animal devem comparecer à Vigilância Ambiental situada na Avenida Dr. Flavio Rocha, 4780 no Jardim Redentor, de segunda a sexta, das 7:30hs às 17hs. A pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

Quem quiser adotar um gato, já deve levar uma caixa apropriada para o transporte. Os que pretendem levar um cão devem estar munidos de coleira e guia.

No ato da adoção, a pessoa interessada em levar para casa um animal de estimação passa por uma breve entrevista que garante que o animal será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem estar.

Os novos donos desses animais deverão exercer uma guarda responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

O adotante deve ser esclarecido que, ao adotar um animal, a pessoa será responsável por ele durante todo o período de sua vida, alimentando-o, oferecendo abrigo compatível com o porte e temperamento, educando-o, dando assistência veterinária e carinho.

Mais informações:

CANIL MUNCIPAL

• Rua José Gyanesela, 415 – City Petrópolis.
  • Central de atendimento: 3711-9448 e 3711-9402

No site estão disponíveis fotos de cães e gatos do Canil para adoção.

Não basta adotar, a população deve conscientizar sobre a guarda responsável de animais de estimação.

Veja alguns itens importantes:

Usar coleira e guia

• Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.

Recolhimento de fezes

• Todo proprietário, deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.

Abrigo

• O cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Já os gatos preferem dormir em locais altos e aconchegantes.

Vacinação e vermifugação

• Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade e, os adultos, anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie.

Alimentação

• Fornecer rações apropriadas de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição.

IMPORTANTE:

• Recolher os restos de ração do comedouro de seu animal, evitando assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.

Esterilização

• É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos.

Além da iniciativa de se fazer uma campanha de adoção dos animais que estão no Canil Municipal, a Vigilância Ambiental realiza diversas ações ao longo do ano como o programa de controle de natalidade da população canina e felina com esterilizações de machos e fêmeas; campanhas gratuitas de vacinação contra a raiva em cães e gatos; projetos educativos, que prevêem um trabalho de educação continuada em posse responsável em unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada, centros comunitário, unidades religiosas, com o apoio do Conselho Municipal de Proteção dos Animais.

Cães para adoção (clique em cada imagem para visualizar a respectiva ficha do animal):