Logomarca


Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas em Franca Imprimir E-mail
Google BookmarkTwitterFacebook

COMAD


Definição

O CONSELHO MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS SOBRE DROGAS de Franca – COMAD, é órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo, fiscalizador, articulador e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). Atualmente é composto por 14 membros, sendo estes representantes dos órgãos governamentais e da sociedade civil.

 

Finalidade

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas – COMAD da cidade de Franca tem por finalidade dedicar-se inteiramente à causa do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas ou drogas, sendo responsável pela elaboração, articulação, implantação, assessoramento, acompanhamento e fiscalização das Políticas Públicas Municipais sobre Drogas, em sintonia com as diretrizes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo – CONED e da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD.

 

Diretrizes Básicas

Tem como diretrizes básicas:

I. Propor, estabelecer diretrizes e deliberar acerca das Políticas Públicas Municipais sobre drogas, compatibilizando-as com as Políticas Nacional e Estadual sobre drogas;

II. Cooperar, sugerir e estimular a realização de eventos, fóruns, palestras, estudos, pesquisas, seminários, que permitam avaliar os problemas relacionados com as drogas lícitas e ilícitas no município;

III. Dar atenção especial às crianças e adolescentes com dependência química e suas famílias, no sentido de promover ações de reestruturação familiar, prevenção e tratamento acompanhando o desempenho dos órgãos públicos municipais, estaduais e entidades privadas que prestam assistência médica, psicológica e terapêutica, em parceria com o Ministério Público.

 

Do papel a ser exercido pelo conselho destacamos: 

Competência em integrar, estimular e coordenar a participação de todas as instituições e entidades, bem como as atividades municipais de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução da demanda de substâncias psicoativas ou drogas. 

Ações integradas e relacionadas à prevenção do uso indevido de substâncias psicoativas, ao tratamento, à recuperação, à redução de danos e à reinserção social dos indivíduos adictos, que apresentem transtornos físicos, mentais e psicossociais.

Aprovar a programação financeira, acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão e aplicação dos recursos destinados ao atendimento das despesas geradas pelo Programa Municipal sobre Drogas – PROMAD.

 



 

© 2017 Prefeitura Municipal de Franca - São Paulo/Brasil
R. Frederico Moura n° 1517, Cidade Nova - Franca/SP, CEP: 14401-150
Fone: (16) 3711-9000, CNPJ: 47.970.769/0001-04/I.E.: Isento.
Desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação - Prefeitura de Franca.
Problemas na página, mande um e-mail para: informatica@franca.sp.gov.br.