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Educação Musical Imprimir E-mail
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A rede municipal de ensino oferece aos seus alunos da Educação Infantil ao ensino fundamental ( até 5º ano) um ensino pioneiro e diferenciado em relação aos demais municípios quanto a educação musical.

A equipe de professores de Educação Musical é composta por duas professoras designadas que exercem a função de coordenadoras e de 27 professores especialistas, que assistirão as escolas municipais, que estão divididas em cinco regiões: norte, sul, leste, oeste e centro, totalizando 42 EMEI’s (Escola Municipal de Educação Infantil) e 26 EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica). Atendendo 5.892 crianças na educação infantil e 10.915 no ensino fundamental, totalizando 16.807 alunos.

Os professores ministram aulas semanais de 50 minutos. Todos apresentam formação técnica musical e 25 apresentam formação superior nas áreas de Educação Artística, Pedagogia e/ou Faculdade de Música, 1 possui Magistério e 1 professor apresenta apenas formação técnica musical.

Sabendo que a música auxilia na formação da criança como um todo, cada vez mais a Secretaria da Educação vem investindo na educação musical, e com isso firmando uma parceria significativa no desenvolvimento de seus alunos.

Todas as crianças  ( de 3 a 10 anos ), têm aulas de música uma vez na semana onde se trabalha canto, expressão corporal, flauta doce e percussão que, juntamente com as outras linguagens, contribuem para a formação e o desenvolvimento global dos seus alunos.

A Educação Musical desenvolve com seus alunos  3 grandes projetos:

 

* Nesta Escola Tem Talentos

 

O projeto “Nesta Escola tem Talentos “ é desenvolvido com as crianças da educação infantil ao 4º ano do ensino fundamental. Este projeto trabalha temas específicos  em sala de aula, buscando a interdisciplinaridade para que a aprendizagem seja eficaz, proporcionando a ampliação  do conhecimento das diferentes culturas do nosso pais e do mundo. O produto final, é uma conseqüência deste trabalho, onde as crianças, tem a oportunidade de realizarem um show artístico no Teatro Municipal ou nas unidades escolares sendo elas os protagonistas deste espetáculo.

 

Tema :  Mundo Bicho

Educação Infantil – Fase I e Fase II

Ensino Fundamental – 1º ano

JUSTIFICATIVA: Em virtude da Copa do Mundo FIFA de 2010 ocorrer na África do Sul, e o futebol ser o esporte brasileiro mais popular, conhecer as características dos animais da região que vai sediar a Copa 2010 será uma forma de estimular e de proporcionar atividades musicais, corporais e instrumentais relacionadas a este tema, que é de grande interesse das crianças, sendo um facilitador para atingir as metas estabelecidas.

OBJETIVOS:

  • aprimorar  a dicção e buscar a afinação
  • memorização de pequenas letras de músicas
  • orientação espacial e temporal
  • prática instrumental
  • vivência dos parâmetros do som
  • vivência rítmica
  • conhecer os animais da África e suas peculiaridades

COMPETÊNCIA: Domínio, percepção e expressão da linguagem musical.

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Tema : “Brasil de Canto a Canto

Ensino Fundamental  de 2 º, 3º e 4º anos

JUSTIFICATIVA: O Brasil é um país cheio de diferenças culturais, e isso se expõe na dança e na música. De norte a sul, são uma forma do povo brasileiro expressar sua alegria, seu jeitinho debochado de levar a vida. As regiões brasileiras têm cada uma um estilo diversificado de dança,de música, uma cultura.

Os passos, o gestual, as expressões corporais sagradas e profanas de nossas danças, compõem um conjunto de coreografias que traduz, expressa e recria a alma coletiva do povo brasileiro. Sua ancestralidade ibérica, autóctone e africana e sua inserção no mundo contemporâneo, globalizado e multiracial.

Com a Música, as crianças desenvolvem sua personalidade e os novos aprendizados; ampliam a percepção, a concentração, a imaginação e as diversas possibilidades de expressão, possibilitando a vivência e a reflexão sobre questões musicais, desenvolvendo habilidades, formulações de hipóteses e elaboração de conceitos.

 

OBJETIVOS:

  • aprimorar  a dicção e buscar a afinação
  • orientação espacial e temporal
  • prática instrumental
  • vivência dos parâmetros do som
  • vivência e criação rítmica
  • proporcionar atividades musicais que promovam ampliação das possibilidades de expressão e de comunicação do homem.
  • promover escuta musical

COMPETÊNCIA: Domínio, percepção e expressão da linguagem musical.

 

* Musicando

Tema :  “ O Samba da Minha Terra”

 

JUSTIFICATIVA: “Musicando”  é um projeto direcionado para os alunos dos 5º anos como a finalização do trabalho de musicalização que vem sendo construído desde a educação infantil. Este projeto possibilita à Educação Musical na escola, atingir uma atuação e um resultado plenamente eficiente, promover mudanças culturais na vida dos alunos e parte da comunidade, visando o fomento e a difusão da cultura musical nacional de forma efetiva e abrangente e também, desenvolver e reconhecer seu valor enquanto ser humano.

Dentro da proposta, trabalhando a diversidade rítmica brasileira,   será levado ao conhecimento das crianças a história do samba desde as sua primeiras manifestações e as obras dos mais importantes compositores deste gênero, como: Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Martinho da Vila, entre outros.

OBJETIVOS

  • aprimorar  a dicção e buscar a afinação
  • orientação espacial e temporal
  • prática instrumental – flauta doce e percussão
  • vivência dos parâmetros do som
  • vivência e criação rítmica
  • proporcionar atividades musicais que promovam ampliação das possibilidades de expressão e de comunicação do homem.
  • promover escuta musical
  • difusão da musica popular brasileira

COMPETÊNCIA: Domínio, percepção e expressão da linguagem musical.

 

* Natal de Luz

 

JUSTIFICATIVA: O Projeto Natal Iluminado proporciona à criança conhecer e executar composições eruditas, exigindo do aluno mais expressividade e sensibilidade musical.

Como o repertório vem de períodos e épocas diferentes da Música Européia, a presença da Orquestra Sinfônica de Franca se faz necessária na participação dos arranjos, tornando assim, uma oportunidade única ao alunos fazerem parte integrante da Orquestra.

OBJETIVOS

  • aprimorar  a dicção e buscar a afinação
  • orientação temporal
  • prática instrumental – flauta doce e percussão corporal
  • vivência dos parâmetros do som
  • vivência e criação rítmica
  • proporcionar atividades musicais que promovam ampliação das possibilidades de expressão e de comunicação do homem.
  • promover escuta musical
  • contato com composições eruditas
  • cantar musicas de diferentes paises na sua língua original

COMPETÊNCIA: Domínio, percepção e expressão da linguagem musical.

 

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