Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Tiro de Guerra de Franca realiza solenidade de encerramento do ano de instrução

Tamanho da letra:

      O TG 02-013 de Franca/SP, realizou na noite do dia 24 de novembro a solenidade de encerramento das atividades de 2017. A Assessoria de Imprensa do TG divulgou a matéria do evento, que segue abaixo

     Franca (SP) – O TG 02-013 Franca/SP realizou na noite do dia 24 de novembro de 2017, no Ginásio de Esportes do Tiro de Guerra, na Capelinha, a solenidade de encerramento do ano de instrução da turma denominada “Turma Tenente Sérgio Buranelli”, homenagem prestada in memorian ao ex-Secretário de Segurança e Cidadania de Franca, falecido em acidente automobilístico no dia 2 de janeiro desse ano, e que em vida muito colaborou e apoiou a instrução militar do Exército Brasileiro, nos mais de 10 (dez) anos em que atuou como homem público naquela Secretaria, possibilitando a consecução dos trabalhos realizados pelos instrutores junto às turmas de atiradores que antecederam a atual. Na parte da manhã, foi inaugurada a placa da Turma 2017 e a galeria dos atiradores destaques do ano. A família do homenageado se fez presente, representada pelo filho do tenente Gustavo Buranelli (juntamente com seus familiares), recebendo uma placa de agradecimento póstumo com o nome de seu genitor, como forma de justa e merecida homenagem a esse ilustre cidadão brasileiro.

     A quadra de esportes esteve lotada, contando com a presença de inúmeros familiares e amigos dos atiradores e com o prestígio de diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Marcaram presença no evento o Exmo. Dr. Juiz de Direito José Rodrigues Arimatéa (Diretor do Fórum de Franca), os vereadores Pastor Luis Otávio Rodrigues Pinheiro e Ilton Sérgio Ferreira, o Coronel da Reserva da PM-SP João Paulo Macedo Brandão Júnior (Assessor Parlamentar do Deputado Federal Major Olímpio), do 1º Tenente Edson Lélis da Silva (Delegado de Serviço Militar da 10ª/11ª Delegacias de Serviço Militar de Barretos e Franca, vinculadas à 5ª CSM, de Ribeirão Preto/SP), do Sargento da Reserva da PM-SP Dirceu Cortês (Diretor de Segurança da Secretaria de Segurança e Cidadania de Franca), do aluno Kellson Marcus Coleta da Silva, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), do sr. Paulo Fernando Ewbank Seixas e demais representantes “Granadeiros” do Batalhão da Saudade, composto por reservistas de 1ª Categoria, que serviram no Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) nos idos da Década de 1960, entre outras autoridades e empresários locais.

     O evento teve início com a leitura pelo 1º Sargento Marcos Ari de Oliveira, instrutor do TG de Franca, de texto com dados biográficos do homenageado, lido por ocasião da proclamação do Projeto de Lei nº 39/2017, que denominou de “Tenente Sérgio Buranelli” a rua “04” do Loteamento Residencial Jardim Natal, em Sessão Solene da Câmara Municipal que também lhe prestou honraria.

     A solenidade foi marcada também pela outorga de condecorações e entrega das medalhas Mérito do Tiro de Guerra e Duque de Caxias – O Pacificador, incorporação e compromisso à Bandeira Nacional feito pelos atiradores, canto do Hino Nacional e da Canção do Exército, promoção de atiradores à graduação de cabo da reserva, entrega de certificados de 1º lugar do Curso de Formação de Cabos e do Destaque do Ano, do Melhor Aptidão Física e do Melhor Aptidão no Tiro Prático, além dos certificados de Honra ao Mérito aos 48 atiradores que se destacaram pela dedicação e compromisso com a instrução e com as inúmeras missões de responsabilidade a eles confiadas.

     O 1º Tenente Edson Lélis da Silva concedeu a Medalha Mérito do Tiro de Guerra, outorgada pela Academia de Estudos de Assuntos Históricos, ao Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva e ao 1º Sargento Marcos Ari de Oliveira, como reconhecimento pelo apoio prestado às juntas da 11ª Delegacia de Serviço Militar/5ª CSM e ao Exército Brasileiro – a medalha Mérito do Tiro de Guerra é destinada a premiar militares e civis que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para fortalecer e divulgar os feitos históricos e nas relações institucionais junto a outras organizações em geral, estreitando as relações de amizade e compreensão entre as mesmas.

     O Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Franca, Organização Militar representante do Exército Brasileiro no município, agraciou com a medalha Duque de Caxias – “O Pacificador”, as seguintes autoridades: o vereador Pastor Luis Otávio Rodrigues Pinheiro e o Coronel da Reserva da PM-SP João Paulo Macedo Brandão Júnior – a medalha Duque de Caxias representa a identificação de brasileiros ilustres com os ideais do Patrono do Exército Brasileiro através de demonstrações eficazes do mais alto civismo e patriotismo.

     O atirador Kaique Emanuel Silva Faria foi agraciado com o Diploma de Atirador Destaque do Ano – escolhido de forma democrática por cerca de 70% dos atiradores – o atirador já havia sido homenageado em Sessão Solene que comemorou o Dia do Soldado Atirador Francano, no último dia 30 de outubro. Em seguida, o atirador Alexandre dos Santos Migliorini foi agraciado com o certificado de destaque do Curso de Formação de Cabos, por tê-lo concluído em 1º lugar. Já o atirador Allan Douglas do Rosário Batista foi agraciado com o diploma de Melhor Aptidão Física, por ter obtido o 1º lugar no último Teste de Aptidão Física e se destacado pelo vigor e plenitude física entre todos os atiradores no corrente ano de instrução; e o atirador Victor Fornazier da Silva foi agraciado com o diploma de Melhor Aptidão no Tiro Prático, por ter obtido o 1º lugar no Teste de Tiro Prático realizado no Estande de Tiro do Tiro de Guerra de Batatais, no mês de outubro.

     Para finalizar a solenidade os atiradores Alexandre dos Santos Migliorini, Wendel Henrique Silva Pereira e Kaique Emanuel Silva Faria fizeram uso da palavra e foram unânimes em discorrer sobre a importância das lições aprendidas no Tiro de Guerra e que elas lhes serão muito úteis agora que estão retornando à vida civil plena, quites com suas obrigações militares. Que após o último “fora de forma!” ficarão as saudades e o espírito de sã camaradagem, vivenciados durante este ano em que foram moldados na disciplina, caráter e responsabilidade, bem como nas noções de civismo e cidadania aprendidos.

     O Subtenente Paulinelly, Chefe da Instrução, ao fazer uso da palavra, enalteceu a importância do Tiro de Guerra para a cidade, cuja origem remonta a criação de Escola de Tiro criada em 8 de setembro de 1908 pela comissão composta pelo então Prefeito Martiniano Francisco de Andrade, pelo Dr. Júlio César Cardoso e pelo Sr. Alberto de Azevedo. Desde então muitas mudanças aconteceram e com o passar do tempo a denominada Linha de Tiro 23, com o advento da Primeira Guerra Mundial e no afã de capilarizar a formação de um maior número de reservistas para o país, foi transformada no Tiro de Guerra 23; e, posteriormente ao término da Segunda Guerra Mundial, houve uma reformulação dos Tiros de Guerra e o de Franca recebeu a denominação de TG 02-018 (31/10/1945 a 27/03/1979); a partir do final da década de setenta outra reforma trouxe a denominação atual, o TG 02-013. Nesses mais de cem anos de formação histórica, o Tiro de Guerra de Franca se notabilizou e atuou, além da formação militar dos reservistas do Exército Brasileiro, em ações comunitárias e de solidariedade em prol dos mais necessitados, se consagrando como a verdadeira “Escola de Civismo e Cidadania”.

     Neste ano, o TG mais uma vez ganhou destaque nas campanhas de arrecadação de óleo comestível, na doação de sangue para o Hemocentro, de agasalhos para combater o frio dos mais carentes, inovando ao participar da campanha “Ordem e Alegria”, em parceria com a Comissão da Jovem Advocacia OAB/Franca, juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, com o objetivo de arrecadar brinquedos novos ou usados, latas de leite em pó, e alimentos, para distribuição às crianças carentes do município no Dia das Crianças. Outra atividade marcante foi o apoio a mais de dez eventos esportivos, onde a participação dos atiradores nas corridas de rua foi determinante para o sucesso dessas competições, ao tempo que deixou o legado da realização da 1ª Corrida Duque de Caxias, ocorrida no mês de agosto; o TG também participou de diversos eventos cívicos realizados na cidade, desde a abertura de jogos de basquete do SESI Franca Basquete no Ginásio Pedrocão até as olímpiadas escolares realizadas nas escolas públicas e particulares da cidade. Foram reforçadas as parcerias com a Prefeitura de Franca e com os órgãos de segurança pública do município com participação nas ações municipais e nas campanhas de conscientização no trânsito “Maio Amarelo” e “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

     Paulinelly agradeceu também as parcerias firmadas com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, demais instituições públicas e com a sociedade em geral, ao longo dos dois anos em que esteve à frente da gestão do TG, aproveitando para realizar as suas despedidas dos munícipes, momento em que agradeceu a acolhida pelos francanos, bem como as homenagens recebidas por ele e por sua família naquela noite. O Chefe de Instrução concluiu convidando a todos para participarem do tradicional “Baile do Atirador”, confraternização que aconteceu no dia 25 de novembro, e que não ocorria há alguns anos, e contou com a participação de mais de 400 convidados.

     Enfim, foi uma solenidade cívica marcante, de muitas homenagens, especialmente para os atiradores que concluíram a prestação do serviço militar neste ano, de participação não apenas da tropa, mas da sociedade francana que se fez representar por todos os segmentos sociais que foram prestigiar o evento.

     Fotos: Luiz Carvalho de Ramos, Irineu Zulato e Manoel Paulo Nogueira Maciel.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais