Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Professores da rede municipal recebem formação continuada

 Professores Formacao original

         A Secretaria de Educação segue com investimentos na formação continuada dos profissionais, com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da prática e aprimorar o atendimento aos alunos.

       A formação é feita em parceria com o SESI, instituição que investe na promoção de atividades educativas e culturais. O objetivo principal, segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, é a promoção da alfabetização na idade certa. “Anteriormente, as crianças que frequentavam a pré-escola participavam de atividades educativas, mas não com o foco na leitura e escrita. Alfabetizar na idade certa significa garantir que crianças aprendam a ler e a escrever até os sete anos, idade que corresponde ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades básicas de leitura e escrita, possibilitando a expansão de conhecimentos e a promoção de uma participação ativa na sociedade”, disse.

      Em 2021, o município iniciou a alfabetização já a partir dos 4 anos. “Estudos apontam que, quando a criança começa a ser alfabetizada entre 4 e 5 anos, chega aos 7 já sabendo ler e escrever, com maior facilidade de aprendizado. Por isso, a Prefeitura não mediu esforços para se adequar a esta realidade e hoje é referência”, ressaltou o prefeito Alexandre Ferreira.

      Em setembro do ano passado o Sesi-SP, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), premiaram oito cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Franca foi uma delas. Em sua primeira edição, o Prêmio PAR (Programa de Alfabetização Responsável) teve como objetivo dar visibilidade a esta etapa crucial da educação.

     O Programa Alfabetização Responsável propõe um percurso formativo voltado aos professores, que atuam em turmas de estudantes de 4 a 7 anos matriculados na Pré-Escola (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de ofertar formações aos diretores escolares, coordenadores pedagógicos, pedagogos das creches parceiras e unidades escolares, além dos orientadores educacionais que atuam diretamente nas escolas do município.

     Os encontros formativos tiveram início em fevereiro e serão desenvolvidos ao longo do ano letivo. Participam deste programa, profissionais da educação que atuam em 50 unidades escolares e 44 creches parceiras do município. Entre coordenadores, orientadores educacionais, diretores, pedagogos e professores, mais de 800 profissionais receberão a formação continuada, impactando na aprendizagem de mais de 13.300 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

      Além deste trabalho, no segundo semestre do ano passado, os professores da rede também receberam formação continuada através do Instituto Avisa Lá com o título: “Aproximação com a Cultura Escrita: aos 4, 5 e 6 anos.”

161 estudantes pleiteiam auxílio do ‘Bolsa Universidade’

 Bolsa Unversidade original

     A Secretaria de Educação divulgou nesta semana, que foram registradas 161 inscrições de estudantes, que estão pleiteando o auxílio do Programa 'Bolsa Universidade' neste ano. De acordo com o cronograma da secretaria, no período de 1º a 6 de março, os candidatos tiveram prazo para o preenchimento do formulário no site da Prefeitura e nos dias 7 e 8, a entrega de toda a documentação exigida no edital, junto com o formulário de inscrição preenchido e impresso, efetivando o interesse em participar da seleção.

     A próxima etapa consistirá na análise do material e documentação apresentados pelos estudantes, que será feita pela equipe de Serviço Social da secretaria, a partir dos critérios estabelecidos pela lei e a divulgação no dia 5 de abril, no site da Prefeitura, no link do programa https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, da data prevista para o resultado da primeira etapa da seleção, contendo os classificados para a segunda fase do programa, as entrevistas sociais. É essencial que os candidatos fiquem atentos e acessem a página da Prefeitura nesta data.

     Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.

     O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.

     O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.

     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Faculdade de Direito divulga classificados da pós-graduação

 FDF original

        A Faculdade de Direito de Franca (FDF) divulgou os 20 classificados para iniciar o mestrado. De acordo com o diretor da unidade, Prof. Dr. José Sérgio Saraiva, o momento representa um marco na história da instituição. “Há dois anos que pleiteávamos essa possibilidade e, em novembro, fomos aprovados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação ligada ao Ministério da Educação. Apenas a Faculdade de Direito de Franca foi credenciada na região ao programa de graduação continuada”, disse.

     O programa de mestrado em Direito da FDF pretende contribuir com a sociedade formando pesquisadores capazes de avaliarem a adequação dos instrumentos jurídicos para a implementação de políticas públicas e efetivação dos direitos fundamentais.

      Desta forma, o perfil do egresso volta-se para a formação e capacitação docente e de pesquisa, com formação jurídica sólida, crítica e atual, pautada no conhecimento técnico-jurídico processual e procedimental, comprometido com a ética do respeito à pessoa.

     Segundo o diretor da faculdade, o processo de seleção foi rigoroso e transparente. “As avaliações foram feitas através de código e não por nome”, afirmou. O processo de avaliação contou com análise curricular, prova escrita, e proficiência em línguas. Ainda cabe recurso para contestar o resultado. Após este período, os classificados podem realizar a matrícula. A previsão de início é em abril.

      Será a primeira turma de Mestrado Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Franca. A formação terá duração de dois anos.

 

Univesp abre vestibular com 135 vagas para cursos na UAB Franca

 UAB Vestibular original

       As inscrições para o vestibular anual da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) seguem abertas até às 23h59 do dia 8 de abril e podem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br .

     Para o polo da UAB Franca (Universidade Aberta do Brasil) estão disponíveis 135 vagas, divididas entre 45 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, através de processo seletivo, sendo: 'Licenciaturas' (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), 'Computação' (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e 'Negócios e Produção' (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção). Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 23,3 mil vagas em todo o estado de São Paulo.

     Podem se candidatar às vagas as pessoas que concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do curso, mediante apresentação do histórico escolar ou certificado. A taxa de inscrição é de R$ 52.

     As graduações são gratuitas e na modalidade EAD (Ensino à Distância) realizados na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O candidato poderá escolher um dos 3 eixos e até 5 opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.

     A prova objetiva, composta por 56 questões de português, matemática, física, biologia, química, história, geografia e inglês de múltipla escolha, além da redação, serão presenciais no dia 26 de maio, às 13 horas, com duração de 5 horas. Os locais do exame estarão disponíveis no site vestibular.univesp.br, a partir das 15 horas do dia 21 de maio.      Já o início das aulas está previsto para 29 de julho.

     Os editais completos poderão ser consultados nos endereços:

https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/ e https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/65bb91a47c1bd13e343a9532/PORTARIA_UNIVESP_PR_N__18__DE_31_DE_JANEIRO_DE_2024..pdf .

     O polo da Universidade Aberta do Brasil fica no Colégio Champagnat (avenida Champagnat, 1808, sala 11, Centro) e funciona de segunda a sexta, das 13 às 21 horas.

     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9224 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Prazo para entrega de documentos do 'Bolsa Universidade' começa nesta quinta-feira

 Bolsa Universidade Fachada original

      A Secretaria de Educação alerta que o prazo para o recebimento das inscrições do Programa 'Bolsa Universidade' serão encerradas às 23h59 desta quarta-feira e para validar a adesão, os candidatos deverão a partir de quinta-feira, 7, entregar o formulário e a documentação exigida no edital, na sede da secretaria. As inscrições estão sendo feitas através do site da Prefeitura, no link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade.    A entrega do envelope contendo o formulário preenchido e impresso, com toda a documentação estabelecida no edital, deverá obrigatoriamente ocorrer nesta quinta e sexta-feiras, 7 e 8 de março, em dois horários, às 7h30 ou às 12h30, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), onde os candidatos receberão orientações, visando evitar que a falta de documentos cause a desclassificação no processo de seleção. Após este momento de orientações, o estudante fará a entrega da documentação. Caso o interessado não possa comparecer, poderá designar outra pessoa para protocolar o material. Todos receberão um comprovante de inscrição.    Para este ano, o Programa 'Bolsa Universidade' disponibiliza 131 vagas, sendo 35 para a FDF (Faculdade de Direito de Franca); Unifran com 50 e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) com 46 oportunidades para várias graduações.    Ao acessar o site da Prefeitura, no endereço https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade , o estudante poderá consultar o manual, cronograma, edital, tutorial e o formulário de inscrição. Além disso, a Secretaria de Educação disponibiliza um plantão de orientações em sua sede no Parque Francal, pelos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, das 7 às 12 horas, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..Requisitos      Para participar do processo seletivo do ‘Bolsa Universidade’ é necessário preencher alguns requisitos, como estar devidamente matriculado no ano de 2024 em um curso superior, na modalidade presencial, em uma das instituições de ensino superior do município e que seja participante do programa. É preciso ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral da rede particular, com exceção das pessoas com deficiência que tenham recebido bolsa parcial da rede particular. Não pode ter formação universitária anterior e é necessário residir em Franca há, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação, bem como possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos vigentes.Seleção    Serão duas etapas, sendo a primeira da pré-seleção, onde os candidatos inscritos terão a documentação analisada pela equipe de Serviço Social, responsável pelo programa, a partir dos critérios estabelecidos pela lei. A segunda etapa para os estudantes classificados contará com a entrevista social e a visita domiciliar.    O valor do benefício concedido será dividido entre a Prefeitura, estudante e a faculdade, regulado pela UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca) e é calculado pelo valor da mensalidade de cada estudante, considerando o limite de 16,4 UFMF (valor da semestralidade ou da anuidade em seis ou doze meses). Em 2024, a UFMF tem o valor unitário de R$ 79,78.    O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o estudante bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais