Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

'Arrastão da Limpeza' recolhe 13,4 toneladas de materiais

 Arrastao 26.08 original

    A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, a 9ª edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', deste ano, atendendo a 31 bairros das Regiões Sudeste/Sul, de onde foram recolhidas mais de 13,4 toneladas de inservíveis. As equipes percorreram as ruas a partir das 7h30, retirando móveis e utensílios domésticos que haviam sido deixados sobre as calçadas.
  Com esta ação de sábado, a Prefeitura contabiliza neste ano, o recolhimento de 187.730 toneladas de resíduos retirados das ruas e destinados para o local correto, o Aterro Sanitário. Essas operações objetivam contribuir com o trabalho da Vigilância Ambiental, no combate aos criadouros do mosquito da dengue, na medida em que retira objetos que possam armazenar água.
  O próximo 'Arrastão da Limpeza' está previsto para o último sábado de setembro, dia 30, abrangendo os bairros que integram as Regiões Leste/Nordeste, envolvendo setores dos Palma, Éden, Recanto Fortuna, Santa Mônica até os loteamentos de chácaras Parque dos Ipês e Vila Monte Verde. A programação seguirá o mesmo padrão, com os caminhões percorrendo rua a rua, recolhendo móveis e utensílios que as pessoas desejam descartar.
Recolhas agendadas
   A Secretaria de Meio Ambiente reitera a informação que, além dos Arrastões, oferece gratuitamente, um serviço de recolha deste tipo de material, em qualquer dia da semana, mediante agendamento. Basta que a pessoa ligue para o telefone (16) 3711-9440, mencione o endereço e o tipo de material que tem para ser retirado.
 

Vigilância promove Semana de Combate aos Escorpiões

 escorpiao foto divulgacao original

      A Vigilância Ambiental do município está realizando a Semana de Enfrentamento do Escorpionismo, que vai até a próxima sexta-feira, 31, consistindo numa série de atividades, que visam levar orientações às pessoas sobre as inspeções nos locais em que os escorpiões estão sendo registrados. "Ter conhecimento sobre os hábitos e riscos, que representam esse animal é o primeiro passo para se prevenir de ataques", relata Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
    Para esta terça-feira, a partir das 8h, está programada uma inspeção geral no Parque Universitário, envolvendo todo o entorno da Universidade de Franca e parte de suas dependências, especialmente, bueiros e locais que contenham ralos. São áreas em que os escorpiões se escondem e se reproduzem, saindo à noite, em busca de alimentos. Neste setor da cidade, houve um maior número de ocorrências recentes.
    Além de vistorias em imóveis, de acordo com as demandas registradas na Vigilância Ambiental, para quinta-feira, está previsto um trabalho com a equipe do Programa 'Saúde em Ação', a partir das 8h, na UBS do Parque Progresso.
    Com essas atividades, durante a semana,  a Secretaria de Saúde visa ampliar a divulgação sobre o assunto, buscando alertar e mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao socorro rápido.
    Durante estes dias, as equipes da Vigilância Ambiental estarão realizando dentre as diversas atividades, a distribuição de cartazes impressos e material digital nas escolas, UBSs, Prontos-Socorros, UPAs e Hospitais Particulares; Ação de Orientação e Atendimento na UNIFRAN sobre aparecimentos de escorpiões.
Medidas de Prevenção
   Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha, bem como manter a limpeza de terrenos baldios;
• Ao manusear materiais de construção, usar luva de raspa de couro e calçado fechado;
• Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
• Vedar soleiras de portas;
• Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento aos escorpiões, bem como colocar o lixo para coleta nos dias agendados para seu bairro;
• Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
• Manter berços e camas afastados das paredes;
• Vedar ralos de pia, tanque e chão com tela ou válvula apropriada; manter caixa de gordura bem vedada; vedar frestas na saída de água de máquinas de lavar e tanquinhos; vedar frestas no encanamento de lavatórios que não usam sifão.
• não usar nenhum tipo de veneno na rede de esgoto, pois são ineficientes para o escorpião e causam o desalojamento deles.
O que fazer
   Ao encontrar um escorpião, a pessoa deve ligar na Vigilância Ambiental, pelos telefones (16) 3711-9408/9415. Será feito o registro de notificação e, posteriormente, será realizado o atendimento no local pela equipe. No caso de acidente, alguém ser picado, deve de imediato procurar atendimento médico com urgência, crianças até 10 anos direto na Santa Casa (ponto estratégico, local com soro antiveneno) e os demais no Pronto-Socorro 'Dr Álvaro Azzuz' e as UPAs das Regiões Sul e Oeste.

FEAC abre inscrições para o 44º Salão de Arte Contemporânea

 IMG 9058 original

    A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) iniciou nesta segunda-feira, 28, o prazo para recebimento de inscrições do Chamamento Público, visando a seleção de artistas interessados em participar do 44° Salão de Arte Contemporânea de Franca. O extrato de edital foi publicado no último sábado, no Diário Oficial do Município e pode ser consultado pelos sites da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2355-26082023.pdf e FEAC, http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos . O evento objetiva despertar o interesse do público pelas artes plásticas, visando descobrir e divulgar novos talentos e trazer uma mostra voltada para a arte contemporânea.
    Poderão participar, gratuitamente, artistas residentes na cidade, com obras nas categorias de Pintura, Escultura e Desenho, cujas inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de setembro, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, que deverá ser assinado e entregue na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, em envelope lacrado acompanhado de cópias do RG, CPF e comprovante de residência do artista; currículo resumido do artista; descritivo conceitual da obra (máximo de uma lauda); ficha técnica contendo dados das obras (tamanho, dimensão, técnicas, estilo e nome do artista) e fotos das obras impressas em papel fotográfico, no tamanho 15x21 cm, sendo imprescindível apresentarem boa resolução, no horário das 8 às 17h. A inscrição é gratuita e o concurso voltado para a categoria Arte Contemporânea, com tema livre.
    A habilitação dos artistas será feita através de uma Comissão de Seleção e Avaliação das obras, nomeada pela FEAC, contendo três membros artísticos e/ou técnicos, que farão o julgamento a partir do dia 28 de setembro. A divulgação do resultado será divulgada no dia 4 de outubro, através do link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos e via e-mail, diretamente, aos artistas, informando as providências para a entrega das obras para a exposição.
    Serão premiados os três primeiros lugares, em cada categoria, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Todos os artistas participantes do Salão receberão certificados.
    A abertura do 44° Salão de Arte Contemporânea de Franca está prevista para o dia 9 de outubro, a partir das 18h30, na Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”. O evento estará aberto para visitação até o dia 10 de novembro, de segunda a sexta, das 8 às 20h.
   A Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” fica na Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro, Praça Carlos Pacheco.
 

Fim de semana agitado e títulos com equipes de Franca

 feac final de semana original

      A movimentação foi intensa das equipes de representação de Franca, neste final de semana, mobilizando cerca de 10 modalidades com participações em disputas locais e fora da cidade. Foram conhecidos também os campões da Copa de Basquete e obtidas 40 medalhas na natação.
   Depois de três meses de disputa, com a participação inicial de 20 agremiações, 72 jogos e quase 300 atletas, foram conhecidos no último domingo, no ginásio ‘Pedrocão’, os campeões da Copa FEAC de Basquete. Pela Série Bronze, o CDB-Franca venceu o Sharks Basquete por 83 a 50. No segundo jogo, Série Prata, Manoel Adulto 69 e Farmácia São Matheus 81 e pela Ouro, em partida equilibrada, o Jussara conquistou o título de campeão, vencendo o Athletics por 82 x 80.
Ginástica Artística
   A representação de Ginástica Artística de Franca, faixas de 10, 14 e 16 anos, marcou presença no sábado e domingo, em Boituva, na Copa Estadual de Ginástica Artística. Estiveram presentes mais de 80 equipes de ginastas de todo Estado de São Paulo. Franca levou 2 representações femininas, sendo 1 equipe masculina e um atleta individual masculino. O atleta Arthur Lorenzo Aguiar Dias, de 10 anos foi o 2° melhor atleta da competição, conquistando 5 medalhas.
   A equipe masculina conquistou o 3° lugar, com destaques para Kauê Rodrigues, Heitor Nascimento e Augusto Ferreira, com medalhas individuais. As meninas da Categoria B conquistaram o 6° lugar, de 21 equipes participantes, com uma Medalha Individual para Olivia Pigrucci. A equipe feminina da Categoria A ficou em 15° das 24 equipes participantes.
Natação em Matão
   Sábado, em Matão, Franca esteve presente na Sociedade Recreativa Matonense, nas categorias Pré-Mirim e Sênior, com uma comitiva de 13 atletas e o técnico Valmer de Souza.  A equipe FEAC/Franca de Natação participou do 6° Torneio Regional da Federação Aquática Paulista, cujo saldo foi positivo, uma vez que foram conquistadas 40 medalhas, das quais 23 de Ouro, 12 de Prata e 5 de Bronze. O torneio serviu para finalizar o primeiro bloco de treinamentos do segundo semestre, que tem como foco os Jogos Abertos do Interior e os Campeonatos Paulista e Brasileiros de categorias
   Entre os destaques que obtiveram uma ou mais medalhas de Ouro, constam Vitor Posterare, Vinícius Misina, Yolanda Tavares, Marcela Cintra, Pedro Figueiredo, João Marcelo, Hugo Ferrari, Gabriel Salomão, Tainá Marcos e Regina Bárbara.
Hand em Mococa
   Em Mococa, o time juvenil de Handebol masculino disputou mais uma rodada válida pela Liga Derla Jandaia da modalidade. A equipe da FEAC/Franca competiu com Cabo Verde, com placar final de 26 a 14, para o time adversário.
Basquete Feminino
    No sábado, à tarde, o ginásio ‘Pedrocão’ foi palco do confronto entre Franca x Sesi-SP, pela categoria Sub-18 do Campeonato Paulista de Basquete feminino, com vitória do time francano por 63 a 50. Destaques da FEAC para as jovens Helena, com 13 pontos, Ana Laura, com 14 e Ana Júlia, com 12 rebotes.
Voleibol  Adaptado
    No sábado, em Porto Ferreira, estiveram em ação as atletas do Vôlei Adaptado, 70 ou mais, em nova rodada da Liga da Associação Pró-Voleibol (APV). Com vistas aos preparativos para os Jogos Estaduais da Terceira Idade, em São José do Rio Preto, em setembro, fizeram 3 jogos, com vitória de 2 a 0 contra Sertãozinho e duas derrotas, nas competições contra Campinas e Americana, que venceu os 3 jogos.  
Vôlei Sub-14
     No ginásio ‘Demétrio Soares’, no Champagnat, na manhã de domingo, foi realizada a rodada, marcando o 3º Festival de Vôlei da Associação Pró-Voleibol, em que Franca na categoria Sub-14 feminino, jogou com Sertãozinho, Ribeirão Preto e Luiz Antônio. Obtiveram três vitórias consecutivas, 2 a 1 sobre Ribeirão Preto, 2 x 0 frente Luiz Antônio e 2 a 0 contra Sertãozinho.
Vôlei de Praia Masculino
    Na categoria adulto, válido pelo Campeonato Paulista de Vôlei de Praia, realizado em Campinas, Franca marcou presença com a dupla Adauto e Guilherme. Venceram os três confrontos, por 2 a 0 cada, contra Bauru, Campinas e novamente Bauru. Nas quartas-de-finais, bateram Campinas por 2 a 1, enfrentando na semifinal a dupla Luccas Lima e Tiago, de São Paulo/Sorocaba, vencendo por 2 a 0. Na decisão, Adauto e Guilherme, da FEAC/Franca, enfrentaram Campinas, com Luiz e Bonilha, perdendo de 2 a 0, terminando como vice-campeões.
    Na mesma cidade, a equipe feminina, com as duplas Lívia e Etieny, Júlia e Camila, fizeram 6 jogos, com 6 vitórias na fase de grupos. Nas quartas-de-final, outras duas vitórias com as duas duplas. Na semifinal, Etienye Lívia venceram Araçatuba/Campinas por 2 a 0, enquanto Júlia e Camila perderam para Santa Bárbara/Bauru. Na final, a dupla francana Etieny e Lívia sagrou-se campeã, ganhando de Santa Bárbara/Bauru por 2 a0. Júlia e Camila terminaram em terceiro lugar.
Hand Masculino
    Já a equipe de Handebol Sub-18, da FEAC, realizou 2 jogos no final de semana pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP). No sábado perdeu para São José do Rio Pardo por 21 a 23 e, no domingo, venceu a equipe de São João da Boa Vista pelo placar de 33 a 30. A equipe francana volta jogar no dia 3 de setembro,  em Americana, contra a equipe do Concórdia de Campinas, às 12h45, valendo uma vaga para fase de  playoff da Liga Estadual.

Secretário Estadual enaltece políticas sociais em Franca

 Secretario Social original

     O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, esteve em Franca, na última quinta-feira, com o objetivo de conhecer alguns programas desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, especialmente, voltados às pessoas em situação de rua e famílias acolhedoras. Recebido pela secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres e equipe, acompanhou um resumo das práticas adotadas no município  e os resultados que estão sendo alcançados.
    Entre as ações apresentadas, Gislaine Liporoni pontuou alguns  programas como o de Acolhimento, que envolve o Abrigo Provisório, Casa de Passagem, Acolhimento Noturno, Centro Dignidade, Serviços de Abordagem Social, Família Acolhedora e o Moradia Primeiro, aliados a rede de Centros de Referência em Assistência, formado por 7 unidades, sendo 5 CRAS e 2 CREAS.
    Nesta visita, o secretário estadual afirmou ter ficado impressionado e cumprimentou a administração, pela forma como vem trabalhando com a assistência social e que a ideia é incrementar algumas das práticas aqui aplicadas a nível de Estado. Também destacou a possibilidade de ampliar as parcerias envolvendo não apenas Franca, como outros municípios, no sentido de estender essa assistência e realizar os ajustes que forem necessários, respeitando as peculiaridades de cada local ou região.
    O Programa Moradia Primeiro, atualmente, acolhe 110 famílias, com o acompanhamento permanente das equipes de assistentes sociais da Secretaria de Ação Social.  
    O Família Acolhedora conta hoje com 30 participantes. É um serviço socioassistencial com a finalidade de oferecer acolhimento provisório a crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar, por meio de medida protetiva, em famílias acolhedoras.

Prefeitura entrega certificados a 150 alunos de cursos do 'Caminho para o Emprego'

 Certificado Curso Caminhos original

     Foi realizada na noite desta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, a cerimônia de entrega dos certificados a 150 alunos concluintes dos cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o SENAC, SENAR e FATEC.
    Os cursos oferecidos foram de Assistente de RH, Depilador, Cuidador de Idosos, Cogumelos Shimeji e Shitake, Processamento Artesanal de Frutas, Processamento de Carnes e Peixes, Manutenção de Trator Agrícola, Informática 50 Mais, Economia Doméstica, Negócio Próprio e Formação de Preços de Vendas.
    Para conhecer as opções disponíveis e se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), no link 'Caminho para o Emprego', preencher os dados que serão solicitados. Em andamento, está uma turma de manicure com 15 pessoas e os próximos cursos a serem oferecidos são de Design de Sobrancelhas (14 vagas); Depilação de Sobrancelha à Linha (14); Organiza-se (15); Pães (16); Confeitaria (16); Pizza (16); Salgados (20); Elétrica (16) e Power BI (13).

Inscrições para processo seletivo de estagiários terminam na segunda-feira

 Prefeitura Interno original

     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), alerta que o prazo para o recebimento de inscrições do processo seletivo para a formação de cadastro de reserva para a contratação de estagiários, termina na próxima segunda-feira, 28. As inscrições e as provas poderão ser realizadas até às 12 horas de segunda-feira, pelo site do CIEE, www.ciee.org.br, onde os candidatos deverão clicar no link “Estudantes” e na relação de “Processos Seletivos”, selecionar o logotipo da Prefeitura de Franca, onde estarão disponíveis o edital e o formulário para o preenchimento da inscrição.
     O interessado deverá informar dados pessoais e escolares válidos. Ele poderá fazer a prova em seguida. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem pontuação de, no mínimo, 50%. O processo seletivo tem caráter classificatório e eliminatório, constituído de 20 questões objetivas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e outras 10 de Conhecimentos Gerais.
     Podem participar, estudantes dos seguintes cursos de graduação, em nível superior: Administração, Administração Pública, Direito, Engenharia de Produção, Relações Públicas, Tecnologia em Secretariado, Relações Internacionais, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing Digital, Design Gráfico, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Secretariado, Terapia Ocupacional, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Gestão de Produção Industrial, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Secretariado, Agronomia, Design de Moda, Economia, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Tecnologia em Gestão de Agronegócios, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Gestão Empresarial, Turismo, Arquitetura, Artes Visuais - Licenciatura, Ciências Biológicas - Licenciatura, Ciências da Computação, Educação Artística, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia Química, História, Letras, Nutrição, Pedagogia, Programa Especial de Formação Pedagógica, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Produção Cultural, Ciências Biológicas - Licenciatura, Física - Licenciatura, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química - Licenciatura, Sociologia – Licenciatura, Engenharia Elétrica, Agrimensura, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Financeira, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Logística,  Engenharia de Tráfego e Tecnologia em Gestão Ambiental.
     O gabarito provisório e o caderno de questões serão divulgados no dia 29 de agosto, no site do CIEE (www.ciee.org.br) e no Diário Oficial do Município. Os recursos referentes às questões aplicadas nas provas e respectivas respostas deverão ser apresentados até às 23h59 de dia 30, deste mês.
     De acordo com o edital, o resultado dos recursos do gabarito e a classificação provisória serão publicados em 15 de setembro. Os recursos referentes aos resultados dessa classificação provisória deverão ser apresentados até o dia 18. Só depois, em 21 de setembro, sairá a classificação final.
     A bolsa auxílio corresponde a R$ 849,73 para 4 horas e R$ 1.274,60 para 6 horas, além de auxílio-transporte.
     Até esta sexta-feira, foram registradas 834 inscrições, sendo que deste total, 597 pessoas realizaram as provas, e portanto, efetivaram a inscrição.        
     Para mais informações, os interessados deverão acessar o site www.ciee.org.br.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais