Residência médica vai expandir saúde da família em Franca

     Como instrumento de políticas de expansão do programa Estratégia de Saúde da Família (substituto do PSF), o programa Municipal de Residência Médica passa a ser realidade em Franca. A iniciativa partiu da Prefeitura, que elaborou e a Câmara aprovou na última semana, a implantação do programa de Residência Médica no Município, criando ao mesmo tempo a Comissão de Residência Municipal (Coreme). Ela terá a incumbência de disciplinar o pagamento de bolsas de estudos complementar e de auxílios de preceptoria e de coordenação, entre outras providências.

     Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, a aprovação desse projeto representa um grande passo para o fortalecimento e expansão da atenção básica, com médicos formados que passarão a atender na rede básica da Prefeitura, recebendo uma bolsa do Ministério da Saúde. Eles receberão como contrapartida do município e de médicos da rede, mais experientes, o suporte necessário até se graduarem como Médico da Família e ao mesmo tempo atenderão no município ajudando nas demandas existentes na atenção básica.

     A ideia é aproveitar esses profissionais atuando na expansão do atendimento do Estratégia de Saúde da Família, com a abertura de novas unidades a partir dos próximos anos, observou Moraes Silva, envolvendo sempre a parceria com os Ministérios da Saúde, Educação e a Universidade. Além do mais, trata-se de profissionais competentes, pós graduandos, cuja chegada não vai onerar a folha de pagamento, pois terão uma bolsa do Ministério da Saúde.

     Este ano de acordo com a secretaria de Saúde, existem três profissionais atuando na rede pública e para 2018 a ideia é triplicar esse número. O edital de chamamento deverá ser divulgado também no mês de janeiro próximo.

Desenvolvimento entrega certificados

     A secretaria municipal de Desenvolvimento realiza na noite desta quarta-feira, 13, a cerimônia de entrega de certificados a várias turmas concluintes dos recentes cursos de capacitação que ofereceu, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As aulas foram ministradas nos últimos meses, sempre à noite e à tarde em espaços da Escola Municipal ‘Antônio Sicchierolli’ e também na Central de Cursos e Capacitação (CCC), no Parque Fernando Costa.

     A solenidade com a presença dos formandos, familiares e autoridades acontecerá a partir das 19h30, no anfiteatro do Senac, na rua Alfredo Lopes Pinto, Vila Teixeira. Participarão os alunos dos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Doceiro, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e de depilação, este último ainda em andamento.

     A secretária da pasta, Flávia Olivito Lancha, destaca que esse será um momento de fechamento das atividades dos cursos organizados no segundo semestre, apontando um balanço altamente positivo, com muito interesse dos alunos. São pessoas que certamente estão saindo melhor preparados e habilitados a enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

     Para o ano que vem a previsão é começar novamente o recebimento das inscrições em janeiro, para início das aulas em fevereiro, tudo gratuitamente.

Prefeitura abre Chamamento para Casa de Passagem

     A Prefeitura de Franca está com Edital de Chamamento Público (Proc. nº 47.543/17), aberto desde a última quinta-feira, 6, destinado as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, objetivando receber e selecionar propostas para instalação da Casa de Passagem. Serão observadas a melhor proposta de Plano de Trabalho para o Serviço de Proteção Social Especial, que implica no acolhimento institucional na Modalidade Casa de Passagem.

     Concluído o processo e sendo habilitada a instituição, mediante análise do plano de trabalho, haverá a formalização de Termo de Colaboração. As instituições interessadas deverão entregar a documentação até às 16 h do dia 10 de janeiro próximo, na sala nº 1 da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Avenida Champagnat, nº 1750, Centro.

     Maiores informações podem ser obtidas no telefone (16) 3711-9000 – ramal 9239. Os Editais e anexos estão à disposição no site www. franca.sp.g-ov.br – Serviços online: licitações e compras/Chamamento Público. Com essa providência, estruturando a Casa de Passagem, a Prefeitura e sua secretaria de Ação Social buscam avançar no esforço de reduzir a presença de moradores em situação de rua na cidade, trabalho que vem sendo feito desde outubro e começa a apresentar bons resultados. Os números mostram que mais de 80 pessoas já voltaram para suas cidades de origem.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: insento

Redes Sociais