História

A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para  o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição  para  uma plena  participação  na  sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento  em   favor do   desenvolvimento  ecológico  sustentável, da  democracia, da  justiça,  da  igualdade entre os sexos, do  desenvolvimento  socioeconômico  e  científico, além  de um requisito fundamental  para  a  construção  de  um  mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça”. (Declaração de Hamburgo sobre a EJA)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FRANCA

A Educação  de Jovens  e Adultos teve inicio em nossa cidade no  ano de 1965. Coronel Francisco Martins e  recebeu  o  nome  de  Antônio Sicchierolli, que um pouco mais tarde em 1973 passou a funcionar no Bairro Jardim América.

Em 1977, abertura  da  Escola Municipal  Antônio Constantino que,  inicialmente,funcionava      na   Vila  Europa  a  partir  de 1978,  passou  a   funcionar    nas dependências  do  antigo  Colégio Champagnat,  atual  Secretaria  Municipal  de Educação.  Em  1983,  inicia-se   o  Ensino  Médio  nas  duas  escolas : Escola Municipal Antônio Sicchierolli e Escola Municipal Antônio Constantino.

No fim da década de 80, foram inauguradas  as  escolas: EM Maria Helena Rosa Barbosa  (Jardim Redentor)  e  EM  Moacir  Lima  (Santa Rita)  e   nos   anos 90, foram  mais  duas:  no  Aeroporto, a  EM Sergio Lessa  (EM José  Mário  Faleiros, atualmente) e  EM César Augusto de  Oliveira  no Jardim Brasilândia.  Em 1997, foi   fundado  CESUM  -  Centro  de   Ensino  Supletivo  Municipal  Profª Climene Ribeiro Novelino, que possibilita ao aluno estudar em casa e comparecer à escola apenas para sanar dúvidas e fazer provas. Atualmente,  a cidade conta com cinco escolas  municipais  de EJA, sendo quatro presenciais     e    uma  semipresencial,   localizadas  em    pontos diferentes  da  cidade  atendendo   a  uma  significativa   demanda,   são  elas: Escola  Municipal  “Prof. Antônio Sicchierolli”, Escola Municipal “Profª Maria  Helena  Rosa Barbosa”, Escola Municipal “Profª  Nair  Martins  Rocha”,  EMEB  Prof.  “José Mário Faleiros, Centro de  Ensino Supletivo  Municipal  Profª  Climene  Novelino   Rebelo  Abdala”
(CESUM).